Filtro e sessão virtual são essenciais para o STJ, diz Bellizze

Uncategorized

Ao associar o instituto da repercussão geral aos julgamentos no Plenário Virtual, o Supremo Tribunal Federal conseguiu finalmente racionalizar sua prática diária — algo que o Superior Tribunal de Justiça, por sua vez, ainda não alcançou, seja pela falta de implementação do filtro de relevância, seja pela limitação do ambiente virtual para deliberações na corte.

Para Bellizze, advogados e a sociedade em geral querem rapidez e qualidade na Justiça

É isso o que aponta o ministro Marco Aurélio Bellizze, do STJ. Defensor da racionalização do processo judicial, Bellizze falou sobre o assunto em entrevista à série “Grandes Temas, Grandes Nomes do Direito”, na qual a revista eletrônica Consultor Jurídico conversa com algumas das mais influentes personalidades do Direito sobre assuntos de relevância na atualidade.

Na visão de Bellizze, até hoje os mecanismos pensados para diminuir a judicialização não deram a resposta adequada para aquilo que o Judiciário persegue, que é fazer a prestação jurisdicional com celeridade e qualidade, especialmente no âmbito dos tribunais superiores.

“Justiça tardia é injustiça, mas a reforma do Código de Processo Civil e a própria emenda constitucional que remodelou o Judiciário ainda não trouxeram instrumentos suficientes para que os tribunais superiores exercessem sua jurisdição na forma como pensávamos”, disse Bellizze

Apesar do quadro geral insatisfatório, o ministro elogiou a situação do Supremo. Para ele, o instituto da repercussão geral fez a prática no STF se aproximar daquilo que os julgadores entendem como ideal. E tal processo se intensificou com a adoção das sessões virtuais durante a crise da Covid-19.

“Esse sistema tem dado conta do julgamento da maioria dos processos mais relevantes para o país. Assim, todo dia vemos uma notícia nova sobre os julgamentos do Supremo. Mas o fato é que a repercussão não era nada antes da implementação do Plenário Virtual”, opinou Bellizze.

No STJ, porém, a prática ainda é insatisfatória. Isso porque, acima de tudo, a corte ainda não conseguiu conjugar dois fatores que Bellizze considera fundamentais para transformar a dinâmica do tribunal: o filtro de relevância e os julgamentos virtuais estendidos para toda a pauta.

“Ainda não temos tal instrumento nessa forma. O que existe é apenas para julgar duas espécies de recursos, que são mais simples. Haverá um momento, porém, em que o STJ terá de estender o julgamento virtual para as demais categorias de processo, e o corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão, já mencionou isso”, disse Bellizze. “E a Emenda Constitucional 125 trouxe, para o STJ, o instituto da relevância das questões de direito federal infraconstitucional, mas isso ainda carece de implementação”, completou.

Assim, prosseguiu o ministro, enquanto não assumir plenamente o papel que lhe foi atribuído pela Constituição, o STJ continuará revisando e corrigindo decisões provenientes das instâncias inferiores.

“Deixamos de ser o modelo de um tribunal de interpretação para ser um tribunal de correção. Impossível as sessões do STJ, cada uma com dez julgadores, darem conta da função de corrigir. Não é esse o papel, não é o modelo previsto constitucionalmente”, disse o ministro.

Nessa perspectiva, continuou Bellizze, os casos concretos precisam ser julgados pelos juízes e pelos tribunais estaduais e federais. “O papel das cortes superiores — no caso, o STJ — não é fazer justiça no caso concreto. É uniformizar a interpretação do Direito federal, usando o caso concreto para interpretar e uniformizar. Também não é o de corrigir, substituindo uma decisão por outra, como se fosse uma instância de revisão”, explicou.

“Por isso, se quisermos dotar o país com um sistema racional, em que o STJ exerça sua função de interpretar, essa conjugação de plenário virtual, em regra, com a relevância da questão federal dará a ferramenta necessária para que o STJ cumpra sua missão constitucional”, concluiu o ministro.

Clique aqui para assistir à entrevista ou veja abaixo:

Fonte: https://www.conjur.com.br/2023-ago-19/filtro-sessao-virtual-sao-essenciais-stj-bellizze