Doria pode nomear condenado por improbidade, decide juíza

Uncategorized

Presunção de Inocência

Juíza mantém nomeação de assessor de Doria condenado por improbidade

18 de janeiro de 2019, 20h44

Por Mariana Oliveira

De acordo com o artigo 20 da Lei 8.429/92, a perda de cargo público e a suspensão de direitos políticos só se efetivam com o trânsito em julgado da decisão de condenação pela prática de ato de improbidade. 

Nomeação feita por Doria para cargo comissionado de assessor particular é legal, decide juíza ressaltando que presunção de inocência deve prevalecer em favor de condenado por improbidade que ainda pode recorrer da decisão.
Reprodução

Esse foi o entendimento utilizado pela juíza Nandra Martins da Silva Machado, da 14ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, ao negar liminar para suspender a nomeação de Eduardo Odloak ao cargo comissionado de assessor particular feita pelo governador de São Paulo João Doria (PSDB).

A ação popular foi ajuizada pelo advogado Ricardo Nacle e argumentava que o réu nomeado foi admitido por despacho de Doria no dia 9 de janeiro de 2019, mas tinha sido condenado por improbidade administrativa.

A sentença condenatória foi proferida pela 2ª Vara da Fazenda Pública da Capital em 2013, e confirmada em recurso de apelação pela 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2016.

De acordo com a juíza Nandra Machado, o pedido de liminar não mereceu deferimento porque o processo no qual Odloak foi condenado ainda não transitou em julgado e, com isso, “permanece o direito de exercer o cargo público para o qual foi nomeado”.

Ela apontou a previsão do artigo 20 da Lei 8.429/92, que afirma que a perda de cargo público ou suspensão de direitos políticos só são aplicáveis quando não houver mais possibilidade de recorrer da decisão condenatória por improbidade administrativa. 

A magistrada citou decisão no mesmo sentido proferida pelo ministro Sérgio Kukina do Superior Tribunal de Justiça. Ela também ressaltou um julgado do TJ-SP que negou pedido de suspensão da nomeação do mesmo réu como subprefeito da Sé.

“Em que pese o presente caso seja de nomeação para cargo público e não simplesmente perda do cargo que já ocupava anteriormente ao advento da condenação por prática de ato de improbidade administrativa, reputa-se, ao menos em sede de cognição não exauriente, caber a observância do princípio constitucional da presunção da inocência e, assim, a validade do ato administrativo de nomeação do corréu”, escreveu a juíza. 

Clique aqui para ler a decisão.
Processo 1001487-62.2019.8.26.0053

Topo da página

Mariana Oliveira é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 18 de janeiro de 2019, 20h44

0 comentários

Ver todos comentáriosComentar

Fonte: https://www.conjur.com.br/2019-jan-18/juiza-mantem-nomeacao-assessor-doria-condenado-improbidade