Justiça manda Receita enviar notas fiscais de Flávio Bolsonaro ao MP

Uncategorized

Quebra de sigilo ampliado

Justiça do Rio manda Receita enviar notas fiscais de Flávio Bolsonaro ao MP

18 de maio de 2019, 15h56

O juiz Flávio Itabaiana Nicolau, da 27ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, mandou a Receita Federal enviar ao Ministério Público todas as notas fiscais de compras de mercadorias e serviços de 2007 e 2018 emitidas em nome do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), do ex-assessor dele Fabrício Queiroz e de outros sete investigados. 

Ao mandar Receita enviar notas fiscais emitidas em nome de Flávio Bolsonaro ao MP, Judiciário ampliou quebra dos sigilos fiscal e bancário do senador
Fotos Públicas/Vitor Soares

A decisão, revelada pelo jornal Folha de S.Paulo, amplia as quebras de sigilo bancário e fiscal do fim de abril referentes às investigações contra o filho do presidente Jair Bolsonaro. Com a justificativa de acelerar a obtenção de dados bancários dos investigados, Flávio Itabaiana já havia determinado que o Banco Central pesquise todas as instituições financeiras com as quais Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz, nove empresas ligadas a eles e 84 outras pessoas tiveram relacionamento entre 1º de janeiro de 2007 e 17 de dezembro de 2018.

A nova decisão, mantida sob sigilo e proferida na última quarta-feira (15/5), foi dada em resposta a novo pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro. Os promotores argumentam que o acesso às notas fiscais vai colaborar com a análise da quebra do sigilo bancário dos alvos. O Ministério Público apura a prática dos crimes de peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa no gabinete de Flávio quando ele exercia o mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

No pedido, o Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) argumenta que “em razão das peculiaridades da investigação, torna-se igualmente necessário obter as notas fiscais emitidas por pessoas jurídicas em que constem os principais investigados como adquirentes, a fim de possibilitar o cruzamento com os dados bancários”.

Flávio Bolsonaro nega as acusações. Em nota divulgada na segunda-feira (13/5), Flávio Bolsonaro insistiu no argumento de que a quebra dos sigilos visa “esquentar” provas obtidas ilicitamente. O senador também disse que o objetivo da investigação é prejudicar o governo de seu pai.

Criminalistas ouvidos pela ConJur já consideraram abusiva a primeira parte da quebra do sigilo, de tantas pessoas de uma vez só, sem especificar o que motiva a medida. Os advogados também criticam o longo período abrangido pela decisão — quase 12 anos. Com as notas fiscais, o Ministério Público quer descobrir quais mercadorias e serviços que foram pagos pelo grupo. Além de Flávio e seu ex-assessor, são alvos da nova medida a mulher de Flávio, Fernanda Bolsonaro, uma empresa do senador e cinco parentes de Queiroz.

Topo da página

Revista Consultor Jurídico, 18 de maio de 2019, 15h56

0 comentários

Ver todos comentáriosComentar

Fonte: https://www.conjur.com.br/2019-mai-18/justica-manda-receita-enviar-notas-fiscais-flavio-bolsonaro-mp