Boletins eletrônicos equivalem a 45% dos registros de ocorrências em SP

Uncategorized

1 setembro 2013

Delegacia Eletrônica

Boletins eletrônicos equivalem a 45% dos BOs de SP

Com uma média de 5 mil solicitações em todo o estado de São Paulo por dia, os registros de ocorrências via Delegacia Eletrônica já equivalem a 45% do total dos boletins da capital neste ano. De janeiro a julho, foram mais de 331 mil boletins eletrônicos de ocorrências (BEOs) recebidos, ante 404 mil BOs registrados nos distritos policiais (DPs) da capital.

Criado em 2000, o serviço tem sido utilizado com maior frequência a cada ano e tem na cidade de São Paulo sua maior procura. No total do estado, os pedidos por boletins virtuais equivalem a mais de 37% dos boletins registrados fisicamente nos distritos policiais e delegacias especializadas. A previsão da coordenadora da Delegacia Eletrônica, Adriana Sampaio Liporoni, é que 1,5 milhão de pessoas utilizem o serviço até o fim do ano.

O sistema foi idealizada pelo Departamento de Inteligência da Polícia Civil (Dipol), o sistema foi criado pelo Grupo de Tecnologia da Informação (GTI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

A comodidade de se fazer o registro pela internet atende 11 tipos de ocorrências e as mais frequentes entre elas são as de furtos, incluindo de veículos, e as de perdas (documentos, celulares e placa de veículos). Desde o ano passado, também é possível registrar via Delegacia Eletrônica casos de ameaça, injúria, difamação e calúnia. Além destes, a DE recebe registros de desaparecimento e localização de pessoas e acidente de trânsito sem vítimas.

Um ponto fundamental do registro virtual das ocorrências, apontado por Liporoni, é a economia gerada aos cofres do estado. Um estudo feito pela Secretaria de Gestão Pública de São Paulo, de 2003 a 2010, revelou uma redução de R$ 31.043.605,84 nos gastos. Esses dados estão disponíveis no site do Relógio da Economia. Estudos estão sendo feitos para avaliar a possibilidade de aumentar os tipos de ocorrências que podem ser registradas na Delegacia Eletrônica. Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública.

Revista Consultor Jurídico, 1º de setembro de 2013

Fonte: http://www.conjur.com.br/2013-set-01/boletins-eletronicos-equivalem-45-registros-ocorrencias-sp