PGR manda PF abrir inquérito sobre vazamento de dados de Gilmar

Uncategorized

Inquisição fiscal

PGR manda PF abrir inquérito sobre vazamento de dados fiscais de Gilmar

12 de setembro de 2019, 21h45

Por Rafa Santos

A Procuradoria-Geral da República mandou a Polícia Federal investigar o vazamento de dados fiscais do ministro Gilmar Mendes e de sua mulher, a advogada Guiomar Feitosa. As informações saíram de dentro dos sistemas da Receita Federal e foram pauta de uma reportagem da revista Veja sobre o ministro.

Ministro Gilmar Mendes foi alvo de investigação ilegal da Receita Federal
Nelson Jr./SCO/STF

De acordo com ofício enviado pela PGR a Gilmar, o vazamento aconteceu porque dois auditores fiscais permitiram que terceiros tivessem acesso a um banco de dados que deveria ser fechado. A Receita disse à PGR que não houve dolo dos auditores, mas a PGR, Raquel Dodge, entendeu que era o caso de investigar mesmo assim, já que foi cometido um crime — violação de sigilo fiscal.

O banco de dados a que o ofício da PGR se refere é a estrutura policial secreta montada dentro da Receita para investigar autoridades. A existência do grupo foi revelada pela ConJur no início deste ano. De acordo com o documento que descreve suas atividades, o grupo busca indícios de lavagem de dinheiro, corrupção e tráfico de influência, assuntos que não são de competência da Receita Federal.

Segundo o documento, 134 pessoas, entre autoridades e seus familiares ou sócios, foram investigadas nos dois anos que o grupo ficou em atividade. Decisão do ministro Alexandre de Moraes mandou a Receita interromper as investigações — e suspendeu dois auditores apontados como responsáveis pelos vazamentos, que também envolveram o ministro Dias Toffoli e sua mulher.

Clique aqui para ler o ofício da PGR. 

Topo da página

Rafa Santos é repórter da revista Consultor Jurídico.

Revista Consultor Jurídico, 12 de setembro de 2019, 21h45

Fonte: https://www.conjur.com.br/2019-set-12/pgr-manda-pf-abrir-inquerito-vazamento-dados-gilmar