Atraso excessivo na homologação da rescisão gera dano moral

Uncategorized

23 dezembro 2011

Desprezo ao Trabalhador

Atraso na homologação da rescisão gera dano moral

Uma grande rede de supermercados foi condenada a pagar indenização por danos morais a um trabalhador por ter atrasado a homologação do acerto rescisório, privando o trabalhador de receber o FGTS e o seguro-desemprego. A decisão foi da 7ª turma do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais.

Ao analisar o caso, o juiz convocado Antônio Gomes de Vasconcelos constatou que a empresa levou cerca de quatro meses para entregar as guias ao trabalhador. O relator considerou a conduta contrária à lei e destacou que o dano moral decorre do simples fato de o reclamante ter ficado sem seus meios de sobrevivência após a dispensa e durante período tão longo.

Na visão do magistrado, a empresa demonstrou desprezo à pessoa do trabalhador. “Ainda que o autor não tenha produzido prova de lesão efetiva, com a impossibilidade honrar compromissos financeiros, considero evidenciada a ofensa à honra subjetiva do trabalhador e também à sua dignidade”, concluiu.

Com esses fundamentos, o relator reformou a sentença e deferiu a indenização por danos morais no valor de R$ 3,5 mil, no que foi acompanhado pela maioria da Turma julgadora. Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-MG.

0000541-60.2011.5.03.0027 RO

Revista Consultor Jurídico, 23 de dezembro de 2011

Fonte: http://www.conjur.com.br/2011-dez-23/atraso-excessivo-homologacao-rescisao-gera-dano-moral