ONG questiona fim da punição por descumprimento de cota feminina

Uncategorized

Participação feminina

ONG questiona fim da punição para partidos que não aplicam percentual de incentivo

16 de abril de 2019, 15h28

Por Fernanda Valente

A ONG Visibilidade Feminina apresentou parecer ao Congresso contra projeto de lei que acaba com a responsabilização dos partidos que não aplicarem o mínimo de 5% do Fundo Partidário em ações para incentivar a participação política das mulheres (PL 1.321/2019). O texto altera a Lei 9.096/1995, conhecida como Lei dos Partidos Políticos.

José Cruz/ABrRevogar políticas de incentivo para participação das mulheres na política, como pretende o PL, vai na contramão da discussão nacional e internacional, diz parecer da ONG Visibilidade Feminina

De autoria do deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) e sob argumento de assegurar a autonomia dos partidos políticos, o projeto quer também fixar o tempo de duração dos mandatos dos membros dos órgãos partidários “e dá outras providências”.

Segundo o parecer da ONG, o projeto inicial já sofreu 17 emendas e na “previsão genérica de ‘outras providências’” são inseridos artigos sobre a destinação de verbas do Fundo Partidário que não foram analisados pelo relator no Senado, Marcos Rogério (DEM-RO).

O estudo da ONG defende que a norma para incentivo da participação feminina existe há dez anos. “A inobservância do preceito legal poderia levar à desaprovação das contas do partido, com eventual aplicação de multas, obrigação de restituição ao erário, e suspensão de repasse de cotas”, afirma o parecer.

O parecer também apresenta uma pesquisa da FGV-Rio que apurou o grau de seguimento dessa exigência nos anos de 2010 a 2015. O resultado do descumprimento, dizem, foi o não investimento de R$ 28,5 milhões na promoção da participação política de mulheres.

“Fica clara a desobediência sistemática ao artigo, sendo o maior percentual de cumprimento já atingido 53,33% em 2012, caindo nos anos seguintes, ao contrário do que se espera em relação da incorporação das normas como práticas ao longo do tempo.”

Assinam o parecer as advogadas Jessica Holl, Nicole Gondim Porcaro e Bruna Lima e Silva, do coletivo Visibilidade Feminina, presidido pela professora Polianna Santos.

Clique aqui para ler o parecer.
Clique aqui para ler o PL.

Topo da página

Fernanda Valente é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 16 de abril de 2019, 15h28

0 comentários

Ver todos comentáriosComentar

Fonte: https://www.conjur.com.br/2019-abr-16/ong-questiona-fim-punicao-descumprimento-cota-feminina