PGR pede nulidade de acordo da "lava jato" para fundo bilionário

Uncategorized

Rota de colisão

PGR pede ao STF que anule acordo da “lava jato” para fundo bilionário da Petrobras

12 de março de 2019, 20h53

Por Fernanda Valente

No mesmo dia em que foi suspensa a criação de um fundo para gerir R$ 2,5 bilhões da Petrobras pelo Ministério Público Federal, a Procuradoria-Geral da República pediu que o Supremo Tribunal Federal declare a nulidade da medida.

Raquel Dodge vê “boa-fé” no acordo, mas diz que ofende “configuração constitucional do Ministério Público Federal”
Rosinei Coutinho/SCO/STF

Na ação de descumprimento de preceitos fundamentais, ajuizada nesta terça-feira (12/3), a procuradora Raquel Dodge argumenta a iniciativa do MPF “está em rota de colisão com preceitos estruturantes do Ministério Público e da própria separação das funções do estado”. Embora veja no acordo “clara boa-fé”, a PGR diz que ele “ofende gravemente a configuração constitucional do Ministério Público Federal”. O pedido será relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Dodge aponta que a decisão que homologou o acordo tem vício de inconstitucionalidade, porque a forma como foi homologado, constituído e executado viola a Constituição Federal “por descumprir preceitos fundamentais do ordenamento jurídico”, como “a separação dos poderes e das funções do Estado, a constitucionalidade, a legalidade, a independência e a impessoalidade, que devem pautar as ações dos membros do Ministério Público”.

Além disso, para a PGR, ao assumir a responsabilidade em gerir e aplicar os valores, os procuradores da “lava jato” “desviaram-se de suas funções constitucionais (…) em situação absolutamente incompatível com as regras constitucionais e estruturantes da atuação do Ministério Público, violando a separação das funções de Estado e da independência funcional dos membros do parquet”.

Em nota divulgada mais cedo, os procuradores disseram que o “debate social existente sobre o destino dos recursos” os fez repensar e  suspender a criação do fundo, dizendo que consultarão a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Clique aqui para ler o pedido.
ADPF 568

Topo da página

Fernanda Valente é repórter da revista Consultor Jurídico

Revista Consultor Jurídico, 12 de março de 2019, 20h53

1 comentário

Ver todos comentáriosComentar

Fonte: https://www.conjur.com.br/2019-mar-12/pgr-nulidade-acordo-lava-jato-fundo-bilionario