OAB pede que PF investigue perfis que atacaram Felipe Santa Cruz

Uncategorized

O presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Santa Cruz, tem sido alvo de notícias falsas depois de ter dito que a operação “lava jato” não deve durar para sempre. As publicações enganosas já têm mais de 100 mil compartilhamentos no Facebook. 

Diante disso, a OAB pediu providências para a Polícia Federal. A PF já teve acesso a uma lista com perfis em redes sociais que estariam por trás dos ataques. Entre eles, estão os perfis do empresário Luciano Hang, dono da Havan, e Leandro Ruschel, que se apresenta no Twitter como “conservador” e “especialista em investimentos”, além de perfis que criticam as atuações da oposição. 

Fake News
Entre os fatos mentirosos contra Santa Cruz nas redes sociais está uma foto de apoio ao italiano Cesare Battisti, preso e extraditado em janeiro deste ano. A própria OAB disse que a pessoa de preto na foto que circula nas redes sociais não é Felipe. 

Sobre a alegação que o pai de Felipe, Fernando Augusto de Santa Cruz Oliveira, era guerrilheiro que atuava com a ex-presidente Dilma Rousseff na ditadura, a família esclareceu que Fernando era estudante da Universidade Federal Fluminense (UFF), servidor público e líder estudantil que participou da Juventude Universitária Católica (JUC).

Depois, Fernando integrou a Ação Popular (AP), organização de esquerda contrária ao regime. Não há qualquer registro de sua participação em guerrilhas. 

De acordo com um dossiê sobre o caso, apresentado pela Comissão da Verdade em 2012, Fernando desapareceu em 1974 no Rio de Janeiro, onde tinha ido passar o Carnaval com a família. Na época, Felipe tinha apenas dois anos. 

Licitação
Em uma das postagens, o advogado é acusado de ter firmado contratos sem licitação com a Petrobras e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

De acordo com a defesa, a Lei 8.666/93, que trata das licitações, garante a contratação de advogados por ente público com inexigibilidade de licitação desde que seja comprovada a singularidade e qualificação especial do profissional que prestará o serviço. Tribunais regionais e superiores também acumulam jurisprudências favoráveis a este tipo de contratação. 

Uma outra acusação contra Felipe é sobre uma suposta ação dele contra o ministro da Justiça, Sergio Moro, no Conselho Nacional de Justiça. “Não há registro de qualquer ação de Felipe Santa Cruz contra o ministro Sergio Moro nem no CNJ e nem em qualquer instância jurídica ou administrativa”, afirma a defesa. 

Fonte: https://www.conjur.com.br/2019-fev-14/oab-pf-investigue-perfis-atacaram-felipe-santa-cruz