Luiz Fux: Nosso compromisso com a democracia é diário e perene

Uncategorized

*Texto originalmente publicado na edição deste domingo (31/12/2017) do jornal O Globo com o título “2018, o ano da incerteza”

O país vive tempos difíceis. E a fotografia do momento é, de fato, desalentadora. Os diuturnos escândalos de corrupção solapam em progressão geométrica a credibilidade das instituições democráticas e potencializam o descolamento entre os cidadãos e os seus representantes. Na economia, o controle da inflação e a melhora nos indicadores sociais não refletiram, ainda, o esperado (e almejado) aumento de qualidade de vida dos brasileiros. No social, os mais de 14 milhões de desempregados são o retrato triste do país. Se a fotografia atual é torpe, o filme, em contrapartida, pode (e deve) ganhar matizes distintos e melhores. E isso depende unicamente de nós.

Em 2018, temos encontro marcado com a superação dessas mazelas: é preciso buscar agenda de transparência na gestão da coisa pública, de fim dos favorecimentos escusos, de erradicação efetiva da corrupção e da redução real das desigualdades sociais. Nós, cidadãos brasileiros, imbuídos do amor mais genuíno ao país, não devemos nos furtar do imperativo moral maior de refundar as bases de nossa democracia. E isso não se esgota apenas no comparecimento formal às urnas em outubro.

É um compromisso republicano, diário e perene, calcado no maior engajamento cívico nas questões políticas de nossa sociedade. Somente por meio dessa atuação vamos expungir as patologias crônicas entranhadas na vida pública no país. Meu saudoso pai, imigrante romeno, foi acolhido por esta nação e aqui construiu sua vida, com suor e dignidade. Nutriu o nobre sentimento de gratidão pelo Brasil. E me legou um amor incondicional pelo país no episódio que relato. Quando jovem, fui convidado a trabalhar no exterior. Ele me disse: “Fique, meu filho, e sirva a este país, nosso país, e retribua, na maior medida possível, tudo o que ele nos deu, com todo seu empenho e determinação”.

E foi o que fiz ao abandonar a iniciativa privada e tornar-me um agente público aos 23 anos. O nosso caminho não pode ser o aeroporto. Nosso lugar é aqui, reconstruindo o país. É chegada a hora de realizarmos o Brasil, como preanunciava Mário de Andrade. Avizinhando-se a minha presidência no TSE, afirmo meu compromisso de manter a interlocução com a sociedade, a fim de emprestar a transparência, a lisura e a higidez, mandamentos cardeais do processo eleitoral. O roteiro do filme, somos nós quem fazemos, e, por isso, tenho certeza de que 2018 será o momento da virada positiva de nossa nação.

Fonte: https://www.conjur.com.br/2017-dez-31/luiz-fux-nosso-compromisso-democracia-diario-perene