Corregedoria Nacional propõe metas de padronização a cartórios

Uncategorized

Você leu 1 de 5 notícias liberadas no mês.
Faça seu CADASTRO GRATUITO e tenha acesso ilimitado.

Correições estaduais

Corregedoria Nacional de Justiça propõe metas de padronização a cartórios

A Corregedoria Nacional de Justiça apresentou, nesta quinta-feira (7/12), 20 metas das Corregedorias locais para melhorar os serviços extrajudiciais, que devem ser cumpridas até junho de 2018. Segundo dados divulgados no I Encontro de Corregedores do Serviço do Extrajudicial, as seguranças predial e da informação foram os principais problemas identificados durante as correições nos cartórios brasileiros.

Uma das constatações é que o público deve ser atendido em instalações mais bem adequadas. “Encontramos cartórios com pessoas em pé, arquivo desorganizado, fiação solta, software sem licença, entre outros problemas”, disse o juiz auxiliar Márcio Evangelista da Silva.

Foram visitados 13 estados ao longo do primeiro ano da gestão do ministro João Otávio de Noronha. Os critérios de escolha das serventias que passaram por correição incluem a análise das reclamações que chegam à Corregedoria Nacional, pesquisas em sites especializados e nas redes sociais e, em último caso, de forma aleatória. 

Segundo Evangelista da Silva, é importante que as Corregedorias estaduais ajudem na padronização dos sistemas e regras em todos os cartórios. “Com isso, a Corregedoria Nacional poderá trabalhar efetivamente com políticas públicas, o que não acontece hoje”, afirmou.

Veja as metas:

Com informações da Assessoria de Imprensa do CNJ.

Revista Consultor Jurídico, 8 de dezembro de 2017, 18h13

0 comentários

Ver todos comentáriosComentar

Fonte: https://www.conjur.com.br/2017-dez-08/corregedoria-nacional-propoe-metas-padronizacao-cartorios