Conferência da advocacia debate liberdade, democracia e meio ambiente

Uncategorized

Com a rede hoteleira praticamente lotada, Curitiba sedia a XXI Conferência Nacional dos Advogados, promovido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Até a próxima quinta-feira (24/11), grandes nomes do ramo jurídico, entre advogados, juízes, acadêmicos, parlamentares, entre outros especialistas  debaterão temas  de interesse da advocacia e da sociedade brasileira em torno do tema central: Liberdade, Democracia e Meio Ambiente. Durante a abertura do avento, a presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, disse a todos os presentes, em especial à advocacia que “esse acontecimento representa um capítulo que está sendo escrito por  todos nós, que é a defesa da Constituição, a defesa dos ideários da República, a defesa da democracia, a defesa da liberdade, que tem no advogado o seu grande baluarte”.

A abertura da conferência ocorreu no fim da tarde deste domingo, no Teatro Positivo do Centro de Convenções ExpoUnimed, na capital paranaense. Ophir deu início a semana de debates saudando os mais de 7 mil participantes inscritos para os cinco dias de palestras. Somente no primeiro dia de painéis estiveram presentes nomes de peso como Ricardo Lewandowski, ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral; Marco Aurélio de Mello, Carlos Ayres Britto, José Antonio Dias Tóffoli, ministros do STF; Roberto Gurgel, Procurador da República.

Além dos painéis, ocorrem vários eventos paralelos como a Reunião dos Advogados Internacionais, Reunião da Advocacia Pública, mesas de debates que abordarão diversos assuntos como ensino jurídico, exame da Ordem, sociedade de advogados, e muitos outros. Este ano o congresso conseguiu reunir tantos nomes importantes que era possível ouvir com facilidade descontentamento de pessoas que não poderiam acompanhar alguns painéis que ocorrem ao mesmo tempo. Registre-se que todos ocorreram com auditório lotado.

Embora o evento tenha começado neste domingo, o número de pessoas que ainda chegam á Curitiba para acompanhar a conferência é enorme. Aos poucos vão se juntando aos milhares que percorrem os corredores do centro de exposições debatendo a advocacia, a Justiça, os processos e trocando experiências. Além das autoridades, grandes advogados como o criminalista Alberto Zacharias Toron já participaram dos painéis. Outros muitos ainda participarão. Na quarta-feira (23/11) ocorre um show da banda Titãs.

Entre os temas já abordados na conferência estão o sistema prisional brasileiro, reforma política, liberdade de imprensa e a reforma do Código de Processo Civil.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2011-nov-21/congresso-advocacia-debate-liberdade-democracia-meio-ambiente