CNJ fez 10 mil audiências de conciliação entre mutuários e SFH este ano

Uncategorized

5 outubro 2011

50% da meta

CNJ fez 10 mil audiências de conciliação entre mutuários

Mais de 10 mil audiências de conciliação já foram feitas entre mutuários e financiadores pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) nos cinco Tribunais Regionais Federais desde janeiro deste ano. De acordo com dados divulgados, nesta quarta-feira (5/9), pelo Conselho Nacional de Justiça, foram feitos até setembro 5.011 acordos e recuperados R$ 264 milhões em créditos Caixa Econômica Federal. As audiências feitas até agora representam 50% da meta, que é de 20 mil.

A expectativa é de que a marca seja atingida com o aumento progressivo do número de audiências feitas mês a mês. Os mutirões têm vantagem dupla: conseguem recuperar títulos considerados perdidos e ajudam a desafogar a Justiça Federal e a liberar a hipoteca para os mutuários efetivarem a posse do imóvel.

A corregedora nacional de Justiça, Eliana Calmon, diz que os mutirões possibilitam o retorno de recursos financeiros ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, permitindo a liberação de novos financiamentos para quem sonha adquirir a casa própria. Há processos que se arrastam há 30 anos.

“Durante esses 30 anos, solucionar esses processos nos parecia completamente impossível. Agora, no entanto, os recursos que estão sendo arrecadados por meio dos mutirões são mais do que um retorno para a Engea ou para a Caixa. O mais importante é que este dinheiro se destina ao financiamento de novas habitações”, explicou. Com informações da Assessoria de Comunicação do CNJ.

Revista Consultor Jurídico, 5 de outubro de 2011

Fonte: http://www.conjur.com.br/2011-out-05/cnj-fez-10-mil-audiencias-conciliacao-entre-mutuarios-sfh-ano